Foram no dia 17 de Abril de 2021 inauguradas, no município da Cela, cidade do Waco Kungo, província do Cuanza Sul, por Sua Excelência o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, duas novas subestações eléctricas, implantadas de raiz para resolver os problemas de energia eléctrica às populações daquela localidade.
O governante esteve ladeado pelo Governador da Província do Cuanza Sul, Job Capapinha, membros do governo local, o Secretário de Estado para a Energia, Belsa da Costa, membros dos Conselhos da Administração da ENDE e RNT, o empreiteiro (Ossiyeto, do grupo Mitrelli) e convidados.
João Baptista Borges lembra, a primeira infraestrutura inaugurada é da competência da Rede Nacional de Transporte (RNT) e tem uma capacidade de 400/220/60 kV, que surge de uma linha proveniente do AH Laúca, elevando vários níveis de tensão e sistema de transmissão de 400 kV, que interliga à Província do Huambo (Belém do Dango), para alimentar a Subestação do Huambo. A mesma infraestrutura conta com uma transformação de 400/220, sendo que a de 220 serve para alimentar o município da Quibala. Contempla ainda um nível de tensão 220/60 kv, sendo que os 60 kv seguem para alimentar a Subestação da ENDE que abastece o Wako Kungo e arredores. Já a Subestação da competência da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) cujo tipo é 60/30 Kv, tem uma potência instalada de 20 MVA e conta com um modelo comercial em pré e pós pago. O número de PT’s, instalados até a sua conclusão é de 29 e o número de famílias beneficiárias será de 7000 famílias.
A conclusão destas subestações representam um grande ganho para o município do Waco Kungo, uma zona agrícola que anteriormente dependia de centrais térmicas, hoje interligadas à rede eléctrica nacional. Desta forma, a região conta com uma energia limpa e barata de Laúca e permite ao Estado poupar recursos financeiros com a compra de combustível.
Na ocasião, o Ministro da Energia e Águas João Baptista Borges recomendou aos fazendeiros a interação com a ENDE para comparticipação nesta energia limpa e respectivas ligações que vão garantir ligar a energia eléctrica às suas respectivas fazendas.